domingo, 28 de agosto de 2011

Catequista e leigos

Neste último domingo de agosto, celebramos o dia do leigo. Na modernidade, o discurso do sofrimento não atrai ninguém. Tomar a cruz e seguir Jesus é tornar-se um inconformado com as injustiças sociais.
"Tu me seduziste, senhor e eu me deixei seduzir". Essas palavras de rara beleza poética fazem parte do colossal testemunho de fé, da confissão do profeta sofredor, Jeremias. Homem de profunda piedade, ele era sensível ao sofrimento e à crise. Optou por não se casar para dedicar-se ao profetismo, entre os anos de 626 e 587 a.C.
Após Jesus demonstrar aos discípulos que deveria ir a Jerusalém para sofrer, morrer e ressuscitar, Pedro toma a palavra e pede a Deus que não permita que isso aconteça. Ao que Jesus lhe chama de pedra de tropeço. Quem era Pedro para impedir a realização do projeto de Deus? Ele só podia ser um satanás na vida de Jesus. A palavra "satanás" naquele contexto significava adversário. Pedro é a pedra em que Jesus não queria tropeçar na sua marcha, de bem-aventurado rumo à realização de sua missão até as últimas consequências.
Celebrando, neste domingo de agosto, a vocação do (a) leigo (a), do (a) catequista, na comunidade, significa reforçar o seu papel a serviço da comunidade, significa reforçar o seu papel a serviço da comunidade de fé mediante seu testemunho de vida nessa mesma comunidade.
Falando na natureza do catequista, o Manual de Catequista do CELAM afirma: "Antes de ser mestre - ainda que também o seja - é chamado pessoalmente a anunciar a Palavra de Deus, não cono mero suplente do presbítero, e sim como verdadeira testemunha de cristo na comunidade à qual pertence, com a estrutura própria do leigo cristão, que tende de maneira constante e permanente à maturidade da fé". (Manual de Catequética do CELAM, p 129)
Aos leigos e catequistas de nossas paróquias, toda a nossa gratidão e os nossos parabéns pelo seu dia!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bonito texto do Padre José Maria da Silva Ribeiro realmente sem os catequista e os leigos a missão da Igreja seria bem mais difícil e árdua. Na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é diferente, hoje a  celebração, presidida pelo Diácono Luiz Gonzaga, foi dedicada a eles.



Viva aos catequistas e leigos!